quarta-feira, 8 de maio de 2013

Digitalização: Foto da Foto


Introdução

Depois de tratar de digitalização através do uso do scanner, a série de postagens segue com a digitalização chamada popularmente de "Foto da Foto".

Ela é rápida, prática e simples. É minha favorita exatamente por conta do fator tempo.

Como nada é perfeito, essa técnica tem seus poréns... O primeiro e principal é o equipamento.

Para fazer uma boa foto da foto, obviamente é preciso ter uma boa máquina fotográfica.
Curiosamente, fotos de má qualidade ficam "melhores" quando fotografadas do que quando escaneadas, então ter uma boa foto não é preponderante para essa digitalização. Mas, obviamente 2, uma foto ruim nunca vai originar uma digitalização boa.

Na prática

Gosto da iluminação artificial de luz fria e acho que um dos melhores lugares para fazer foto da foto é no banheiro, se for um ambiente claro.

Para testar a versatilidade do método fiz a foto que ilustra essa postagem com luz natural indireta próximo a uma janela  no horário do almoço e no finalzinho da tarde dentro de um banheiro com iluminação artificial usando a câmera do celular.




Coloco um rolo de fita crepe nas bordas do verso da foto e colo a foto na parede.
Posiciono a máquina num tripé e tiro a foto.

Se você tiver uma máquina com um bom sistema de correção de vibração ou se tiver uma mão de cirurgião pode tentar fazer na "força bruta".

Resultados

A foto da esquerda feita com a câmera convencional na luz indireta e a da direita com a câmera do iphone 4S dentro do banheiro.


 


Considerações finais

Como fotografia depende exclusivamente da luz, recomendo fortemente o uso de lâmpada fluorescente da variedade "luz do dia". As lâmpadas da variedade luz cálida vão originar fotos amareladas.

O resultado final via de regra será inferior ao processo de digitalização em scanner, contudo vale a pena ser considerado em casos de fotografias reveladas em papel texturizado.


...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...