quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pesquisa em Cartórios Brasileiros


Interessados em deixar sua pesquisa genealógica organizada com fontes ou pesquisadores que tem pouco ou nenhum contato com parentes costumam se valer da pesquisa de certidões de nascimento, casamento ou óbito, feitas nos cartórios, para progredirem na pesquisa genealógica.



Os Prós: 

1. A certidão de nascimento costuma qualificar o indivíduo, seus pais e avós.

2. A certidão de óbito costuma mencionar cônjuge e filhos.

3. A certidão de casamento costuma trazer dados de local de nascimento, estado civil e idade dos noivos e nome de seus pais.


Os Contras: 

1. Não ha uniformidade no procedimento.

Se você já foi pesquisar em cartórios deve saber que a última coisa que se pode criar é expectativa.
"Pode ser que" é a sentença que mais se aplica ao caso.

Pode ser que o cartório faça uma pesquisa. Pode ser que a pessoa lhe atenda com algum respeito. Pode ser que  não realizem a pesquisa. Pode ser que cobrem só para verificar se existe o registro. Pode ser que lhe digam para procurar em outro lugar. Pode ser que se recusem a lhe atender. Pode ser que a pessoa que lhe atender se interesse e lhe ajude na pesquisa. Pode ser que te deixem consultar o livro.

Essa disparidade é o que mais desanima o pesquisador. Comigo já ocorreu de a pesquisa ser feita na hora [com o nome dos pais dos indivíduos que eu procurava], me deixarem olhar o livro [sob supervisão], fazer anotações sem que nada fosse cobrado e ainda me darem informações de registros que eu desconhecia.

Também já ocorreu do atendente fazer um extremo "pouco caso", dizer em tom ameaçador que cobraria para pesquisar e me olhar com cara de "não-estou-nem-um-pouco-a-fim-de-fazer-a-sua-pesquisa".



Há um artigo muito interessante sobre esse tema intitulado Genealogia da Burocracia.

2. Custas

Novamente o problema de uniformidade: Há cartórios que cobram a pesquisa e os valores podem variar de R$11 à R$200, segundo dados coletados por pesquisadores.

Acredita-se que a pressuposição dos cartórios de que a pesquisa genealógica exista com fins de cidadania estrangeira estimule as cobranças de altos valores.


Informações Importantes:

- A maior parte dos cartórios informa por telefone se faz ou não a busca e as custas desse tipo de pesquisa.

- Cada estado tem sua tabela de custas. Exemplo: Tabela de SP.



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...