domingo, 16 de novembro de 2014

Ancestry


O ancestry.com é o maior serviço comercial de dados genealógicos atualmente existente na internet, com 12.7 bilhões de registros e cerca de 2,14 milhões de usuários que pagam pelos serviços oferecidos. Operando na data desta postagem para 10 países diferentes (o Brasil não é um deles), o site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, sueco e espanhol.


O site tem sempre uma tela de entrada muito bonita com fotos que parecem capa de calendário.

A área de login fica no canto superior direito e o menu de países e idiomas fica no canto inferior direito.

Vale mencionar que o conteúdo em inglês é maior do que nos demais idiomas.



O sistema não é complexo de ser operado, apesar de ser bem denso.

No menu superior encontram-se as opções de atividades oferecidas, incluindo o sistema de busca e uma central de treinamento para usuários.

Para esse editorial exploraremos as opções de pesquisas de registros e de dados encontradas no menu
 Search.



O sistema é bem simples, basta inserir os dados desejados para iniciar uma nova pesquisa e ir clicando nos resultados encontrados para abir a imagem ou o documento.

Há a opção de busca avançada para a inserção de dados adicionais como datas e locais de eventos ou a busca direta por coleções de determinadas regiões.





A tela permite um zoom para ampliar as imagens pesquisadas e opções de salvar registros em sua árvore familiar ou numa lista para serem avaliados posteriormente.



Prós:


- O site é bem completo e bem organizado apesar de ser mais visualmente denso do que o FamilySearch.

- As imagens são de excelente qualidade.

Contras:


- Como mencionado não há versão em português e sendo a versão mais completa em inglês, é necessário um conhecimento ao menos intermediário do idioma para utilizar o sistema a contento.

- Não vou listar o preço como um item a ser considerado como ponto negativo por ser uma série de postagens justamente sobre sistemas pagos, contudo o site tem a taxa mais cara dos sistemas que serão resenhados.

Custos:


O preço da inscrição básica é de $99 (dólares americanos) por semestre e não há opções de inscrição menores. Pode-se fazer uma avaliação gratuita (Trial), mas o site não tem uma inscrição gratuita com menos recursos.

Considerações pessoais:


Ainda tenho um longo caminho a percorrer na exploração dos recursos, mas tenho notado que essa ferramenta, pelo quesito do custo-benefício deve ser considerada para pesquisadores intermediários e avançados, especialmente os interessados em genealogia para fins de cidadania européia.


***

Nenhuma das resenhas é  patrocinada ou pode ser considerada como editorial de publicidade, refletindo apenas a opinião da autora sobre os sistemas resenhados. As imagens dessas publicações se destinam meramente a ilustração à título de divulgação e não devem ser reproduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...