quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

5 dicas para viagem Genealógica à Itália

Os genealogistas adoram o combo Turismo+Genealogia e se você está planejando seguir essa combinação, essa postagem pode ser do seu interesse.


1. Atente para a região a ser visitada/pesquisada.

A Itália é cheia de comunas: Comuna é a unidade básica de organização territorial da Itália e não é exatamente como os municípios brasileiros. As comunas podem ser cidadezinhas bem pequenas.

Então se você tem conhecimento que seus antepassados vieram de Gênova ou de Módena saiba que isso não significa muita coisa: Gênova tem 67 comunas em uma área de 243 km² e Módena tem 47 comunas em uma área de 182 km².


Procurar a esmo é literalmente como tentar achar uma agulha em um palheiro.


2. Como está o seu italiano?

Com o inglês dá pra se virar no mundo todo, certo?!
#Só que não

No interior da Itália, mímica ajuda mais que inglês, por isso se non parla italiano, essere pronti a non capire nulla.

3. Como está a sua sorte?


Assim como aqui no Brasil, não há uniformidade nos cartórios e paróquias. Você pode ser super bem tratado pelo simpático responsável pela casa paroquial de Pomponesco e tratado de forma ríspida pelo pároco de Dosolo.

O povo nos cartórios costuma ser educado, mas de novo, inglês não é o idioma universal e a barreira do idioma é realmente um obstáculo.


4. Programe-se.

Há lugares que não abrem em determinados dias da semana. Fique atento.


5. Enquanto isso...

Enquanto se prepara para viajar juntando centenas de reais para trocar por dezenas de euros (Câmbio cruel esse...), que tal ler esse artigo sobre escrever cartas para as províncias italianas ou tentar aprender italiano online?

...

Info:  A autora não parla italiano. 
Fotos e informações  dessa postagem são cortesia do genealogista Marcos Nolli e foram feitas na comuna de Mantova (Pomponesco, Corrégio Verde e Dosolo) em meados de junho de 2015. 

Dados e informações complementares sobre viagem genealógica à Itália colhidas em conversa com a senhora Maria Aparecida Veronezi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...