domingo, 30 de abril de 2017

Arquivo Nacional da Ucrânia


Para além das nossas tradicionais raízes italianas e portuguesas, o Brasil tem uma leva de descendentes de todas as etnias.

Os alemães, romenos e ucranianos da Bucovina foram uma pequena colônia na história da nossa brasilidade. A Bucovina é  uma região histórica da Europa Oriental, localizada no sopé nordeste dos Cárpatos, atualmente dividida politicamente entre Ucrânia e Romênia. Sua área total é de aproximadamente 25 mil km².

Ao longa da sua história mais recente o território já esteve sob o domínio ou associada a muitos paises e impérios como Moldávia, Polônia, Rússia, Turquia, Áustria, Alemanha.

Quem tem um ancestral bucovino costuma ficar confuso quando alguém pergunta a nacionalidade dele. Meu bisavô que nasceu em Chernivtsi se declarava romeno. Mas além do romeno e do português também falava russo e alemão.

Quem nasceu por lá pode ser austríaco, ucraniano, romeno...  É uma coisa interessante.

Agora recentemente,  Official Web-Portal of State Archival Service of Ukraine disponibilizou em parceria com o Family Search, uma porção de microfilmes da Bucovina.



A qualidade da digitalização é realmente impressionante.
(Infelizmente por conta do acordo de direitos autorais dos Archives of Ukraine não é possível reproduzir a imagem nem como divulgação.)

Então, genealogistas de origem ucraniana, romena, austríaca, bucovina e alemã, #ficaadica: Vale a pena refazer pesquisas no FamilySearch atrás das novidades.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...