Depois de tratar de digitalização através do uso do scanner, a série de postagens segue com a digitalização chamada popularmente de "Foto da Foto".
Ela é rápida, prática e simples. É minha favorita exatamente por conta do fator tempo.
Como nada é perfeito, essa técnica tem seus poréns... O primeiro e principal é o equipamento.
Para fazer uma boa foto da foto, obviamente é preciso ter uma boa máquina fotográfica.
Curiosamente, fotos de má qualidade ficam "melhores" quando fotografadas do que quando escaneadas, então ter uma boa foto não é preponderante para essa digitalização. Mas,
Na prática
Gosto da iluminação artificial de luz fria e acho que um dos melhores lugares para fazer foto da foto é no banheiro, se for um ambiente claro.
Para testar a versatilidade do método fiz a foto que ilustra essa postagem com luz natural indireta próximo a uma janela no horário do almoço e no finalzinho da tarde dentro de um banheiro com iluminação artificial usando a câmera do celular.
Coloco um rolo de fita crepe nas bordas do verso da foto e colo a foto na parede.
Posiciono a máquina num tripé e tiro a foto.
Se você tiver uma máquina com um bom sistema de correção de vibração ou se tiver uma mão de cirurgião pode tentar fazer na "força bruta".
Resultados
A foto da esquerda feita com a câmera convencional na luz indireta e a da direita com a câmera do iphone 4S dentro do banheiro.

Considerações finais
Como fotografia depende exclusivamente da luz, recomendo fortemente o uso de lâmpada fluorescente da variedade "luz do dia". As lâmpadas da variedade luz cálida vão originar fotos amareladas.
O resultado final via de regra será inferior ao processo de digitalização em scanner, contudo vale a pena ser considerado em casos de fotografias reveladas em papel texturizado.
...
Informações de direitos autorais: Fotos digitalizadas pela autora. Acervo de família.


Nenhum comentário:
Postar um comentário