Para além das nossas tradicionais raízes italianas e portuguesas, o Brasil tem uma leva de descendentes de todas as etnias.
Os alemães, romenos e ucranianos da Bucovina foram uma pequena colônia na história da nossa brasilidade. A Bucovina é uma região histórica da Europa Oriental, localizada no sopé nordeste dos Cárpatos, atualmente dividida politicamente entre Ucrânia e Romênia. Sua área total é de aproximadamente 25 mil km².
Ao longa da sua história mais recente o território já esteve sob o domínio ou associado a muitos países e impérios como Moldávia, Polônia, Rússia, Turquia, Áustria, Alemanha.
Quem tem um ancestral bucovino costuma ficar confuso quando alguém pergunta a nacionalidade dele. Meu bisavô que nasceu em Chernivtsi se declarava romeno. Mas além do romeno e do português também falava russo e alemão.
Quem nasceu por lá pode ser austríaco, ucraniano, romeno... É uma coisa interessante.
Agora recentemente, Official Web-Portal of State Archival Service of Ukraine disponibilizou em parceria com o Family Search, uma porção de microfilmes da Bucovina.
A qualidade da digitalização é realmente impressionante.
(Infelizmente por conta do acordo de direitos autorais dos Archives of Ukraine não é possível reproduzir a imagem nem como divulgação.)
Então, genealogistas de origem ucraniana, romena, austríaca, bucovina e alemã, #ficaadica: Vale a pena refazer pesquisas no FamilySearch atrás das novidades.
...
Info: Printscreen do site familysearch.org / Não é um publieditorial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário