domingo, 28 de janeiro de 2018

Amores da Vida

Quando a ideia da série "Amores da Vida" surgiu, ficou evidente que teria tudo a ver com história da família, porque trataria dos gostos (os amores) da vida, na vida de cada um, de forma individual.

O projeto acabou por se tornar também, um cartão de aniversário para os membros da família e irá se estender pelo ano, até agosto de 2018.


A aniversariante da vez, é minha cunhada Marisa.
(Publicação posterior, porque dezembro foi um mês offline)

Marisa é campineira criada em Maceió, gosta de moda, maquiagem e culinária, é mãe de dois em tempo integral e se amarra em milkshake

...


Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução Proibida.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Família Telles

Novo Brasão na página de Heráldica:


Telles ou Teles é um sobrenome português de origem toponímica, derivada de nome próprio Telo ou no latim "Tellus", hoje em desuso, mas outrora nome comum. Sendo assim as grafias Tello, Tellus, Telllez, Teles e Telles costumam ser consideradas variantes.

O brasão da família Teles é um escudo esquartelado, o primeiro e o quarto de ouro, o segundo e o terceiro de prata, com um leão de púrpura.
Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 14 de janeiro de 2018

Amores da Vida

Quando a ideia da série "Amores da Vida" surgiu, ficou evidente que teria tudo a ver com história da família, porque trataria dos gostos (os amores) da vida, na vida de cada um, de forma individual.

O projeto acabou por se tornar também, um cartão de aniversário para os membros da família e irá se estender pelo ano, até agosto de 2018.


A aniversariante da vez, em publicação posterior, porque dezembro foi um merecido mês offline, é a minha Mãe.

Ela tem nome árabe, mas é descendente de portugueses e índios, trabalhou com agricultura familiar, enfermagem em hospital psiquiátrico, educação especial na APAE, educação regular pública do estado de SP e é formada em Geografia e Pedagogia. 

Ela tem o dedo verde e tudo o que ela planta nasce.

...


Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução proibida.

domingo, 7 de janeiro de 2018

A importância de Fazer Perguntas em Genealogia

Gosto de pensar que um segredo da genealogia é perguntar.
Perguntar abre portas e inicia linhas de pesquisa.

Um dia descobri que tinha tios-avôs dos quais eu nunca tinha ouvido falar.
Minha avó não os mencionou porque eles morreram antes de chegarem à vida adulta.
Saber da existência e da histórias deles me ajudou a entender melhor minha avó, os pais e os irmãos dela.

Sempre que questiono "Por que nunca soube disso?", as pessoas respondem: "Porque você nunca perguntou e eu não achei que interessasse".

Por vezes perdemos informações porque não fazemos perguntas e de vez em quando perdemos informações porque não fazemos perguntas específicas.

Aprendi que perguntar "Quais foram os filhos de fulano?" não é a mesma coisa que perguntar "Esses foram TODOS os filhos de fulano ou foram só os que chegaram a ficar adultos?"


Aprendi também que perguntar para pessoas diferentes pode gerar respostas diferentes.
Eu interpreto a pergunta "Quantos filhos teve fulano?" como um questionamento sobre todos os filhos biológicos que nasceram do casal e todos os filhos adotivos que eles criaram. Outros podem interpretar essa questão de modo diferente e para alguns, falar de pessoas falecidas  pode ser doloroso ou nostálgico.

De forma geral, as pessoas na nossa cultura gostam de falar e muitas vezes nos dão até mais informações do que esperávamos e talvez isso nos tenha feito mal perguntadores.

#ficaadica

...

Info: Ilustração fotográfica feita pela autora com foto dos arquivos da família.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...