domingo, 25 de fevereiro de 2018

A complexa arte da Espera em relações Familiares

As relações familiares podem ser um assunto complexo em genealogia.

Quando um ramo da família briga com os demais, quando um parente se desentende e o problema se alastra, quando passam-se anos sem que as pessoas se falem e quando surgem "rachões"

Quem pesquisa linhagem familiar e quem auxilia outros nesse processo está habituado a ouvir histórias assim.

Por vezes as brigas começam por coisas insignificantes e às vezes por motivos seríssimos.

Não há um conselho que funcione para todas essas situações, mas o tempo e as experiências tem mostrado que o amor, a paciência, a espera, o respeito e a tolerância são os valores mais importantes para a difícil arte da pacificação.

Três dicas preciosas se você estiver lidando com essas situações de conflito:

1. Não desanime nem desista da pesquisa;
Não deixe de pesquisar suas origens e sua genealogia por causa de conflitos familiares, eles são coisas naturais, embora não devessem ser. Adapte, pesquise outras linhas, "vá pelas beiradas".

2. Tome cuidado para não por lenha na fogueira;
Aumentar os conflitos é mais fácil do que parece e muitas vezes acontece o "efeito brasa": Você assopra para apagar e só consegue reacender. Não tome para si o encargo de super-homem achando que pode resolver problemas de anos em minutos de conversa.

3. Tenha uma postura adequada de Respeito.
Não há solução fácil para um problema complexo e as pessoas são sempre complexas. 
Respeite as pessoas, suas dores e seus valores.


Os mais velhos muitas vezes ouvem menos ou não ouvem os mais jovens, mas isso não significa que você não possa seja ser franco e honesto, com educação e cortesia.

Em caso de dúvida, siga sempre a regra número um da genealogia: Seja paciente
A espera é também um arte na ciência da genealogia.

...




Info: Ilustração fotográfica feita pela autora. Uso livre não comercial.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Amores da Vida

Quando a ideia da série "Amores da Vida" surgiu, ficou evidente que teria tudo a ver com história da família, porque trataria dos gostos (os amores) da vida, na vida de cada um, de forma individual.

O projeto acabou por se tornar também, um cartão de aniversário para os membros da família e irá se estender pelo ano, até agosto de 2018.


A aniversariante da vez, é minha cunhada Bruna.

Bruna é baruense, formada em Letras e estudante de Pedagogia, ama sapatos e é mãe de três.

...

Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução Proibida.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Família Barros

Novo Brasão na página de Heráldica:


Barros é um sobrenome português e galego de origem toponímica, derivado de Barro (sim, a matéria prima das construções rudimentares!) Alguns estudiosos afirmam que Barros se originou da família Haro, outros afirmam que poderia se tratar de uma alcunha (apelido).

Há mais de um brasão da família Barros, sendo o mais comum um escudo vermelho com três listras brancas (ou prateadas) e nove estrelas douradas.
Para saber mais:


...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...