Pinheiro é um sobrenome português de origem toponímica. Sua origem é controversa e há diversas variantes sem documentação.Há uma forte corrente que afirma que o sobrenome foi adotado em Portugal por famílias de judeus que procuravam fugir da perseguição religiosa, chamados de "cristãos novos". (Assim como com outras famílias com sobrenomes ligados à arvores).

O sobrenome é bastante comum nos países de língua portuguesa e é ainda um dos que exibem maior números de variantes em termos de brasão de armas. Alguns afirmam que trata-se de um escudo de prata com cinco pinheiros verdes arrancados, outros exibem um escudo vermelho com um pinheiro arrancado verde com raízes brancas ao lado de um leão rampante dourado e há ainda um terceiro; tripartido com uma flor de lis azul em vermelho, um leão rampante rubro em dourado ou verde e uma cruz pátea com ponta em azul.Para saber mais:
...
Informações de direitos autorais: Brasões vetorizados pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessas imagens (especificamente dessas artes, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica
Nenhum comentário:
Postar um comentário