domingo, 9 de dezembro de 2018

Novidades no Gráfico em Leque

O familysearch trouxe modificações no sistema de apresentação em gráfico em leque, que além da versão tradicional, agora mostra país de nascimento, fontes, fotos e assistência à pesquisa.


Fundo do Gráfico de Linhagem de País de Origem

Ficou mais fácil visualizar pessoas sem fontes ou com registros sugeridos.
...


Info: Printscreen do sistema do familysearch editado para proteção de dados. Este blog não é filiado a nenhuma organização.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Lista de Leitura

Para pesquisadores iniciantes, recomendo esse interessante artigo:

Como iniciar da maneira correta escrito por Amy Johnson Crow e publicado no blog do FamilySearch, o artigo aborda a pesquisa em 5 passos simples é leve e simpático.



...

Info: Imagem do banco de dados ldsmidia com licença de uso não comercial e link divulgado voluntariamente. Este blog não é afiliado a nenhuma organização.

domingo, 25 de novembro de 2018

Família Pinheiro


Pinheiro é um sobrenome português de origem toponímica. Sua origem é controversa e há diversas variantes sem documentação.
Há uma forte corrente que afirma que o sobrenome foi adotado em Portugal por famílias de judeus que procuravam fugir da perseguição religiosa, chamados de "cristãos novos". (Assim como com outras famílias com sobrenomes ligados à arvores).

O sobrenome é bastante comum nos países de língua portuguesa e é ainda um dos que exibem maior números de variantes em termos de brasão de armas. Alguns afirmam que trata-se de um escudo de prata com cinco pinheiros verdes arrancados, outros exibem um escudo vermelho com um pinheiro arrancado verde com raízes brancas ao lado de um leão rampante dourado e há ainda um terceiro; tripartido com uma flor de lis azul em vermelho, um leão rampante rubro em dourado ou verde e uma cruz pátea com ponta em azul.

Para saber mais:


...

Informações de direitos autorais: Brasões vetorizados pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessas imagens (especificamente dessas artes, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 18 de novembro de 2018

Resenha DNA: Comparativo Pais X Filhos



Muita gente olha com desconfiança para os exames de dna com propósito genealógico, pensando que são uma espécie de caça-níquel. Outras pessoas tem a ilusão de que irão encontrar parentes próximos ou até mesmo celebridades. Esses dois pontos de vista são bastante equivocados.

As empresas que vendem esse tipo de serviço publicam histórias de irmãos e pais que se encontraram através desses exames mas a experiência real e comum da maior parte da população será a de encontrar vários usuários com menos de 1% de dna em comum.

Na liberação dos meus resultados constavam mais de 900 correspondências, a maior parte delas de baixa fiabilidade e a maior porcentagem de correspondência, excetuando meus pais, era de 0,6%.

Como meus pais haviam feito o teste, o sistema me enviou a mensagem de que as pessoas X e Y só poderiam ser meus pais dado a porcentagem de 49,9% de dna em comum. (Esses números só podem se referir a relações de pais ou filhos e o sistema faz a escolha baseado na idade informada pelos usuários.)


Comparativo da tela do app

Cada pessoa herda metade dos genes da mãe e metade do pai, mas não é uma coisa matemática do tipo "divide pela metade cada composição genética".


Resumidamente:

Meu dna: 87,9% Europa7% América Central e 5,1% África.
Meu pai100% Europa
Minha mãe: 71,8% Europa8,9% América Central11,1% África, Oriente Médio 6,2%, Oceania 1,1% e Asia 0,9%.

Várias das etnias menores tanto da minha mãe quanto do meu pai já não aparecem no meu dna.


A série "Resenha DNA" não é um publieditorial e não recebeu patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). 


Série Completa: PARTE 1: Pedido / PARTE 2: Tracking / PARTE 3: Kit / Parte 4: Espera / PARTE 5: Resultados / PARTE 5: Comparativo Pais X Filhos
...

Info: Imagem dos dados da autora retirada do site citado Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas. Dados dos pais posto com a 

domingo, 11 de novembro de 2018

Família Gonçalves

Novo Brasão na página de Heráldica:


Gonçalves é um sobrenome português de origem patronímica, derivado do nome próprio Gonçalo, do germânico Gundisalvus que pode significar "salvo no combate", "homem disposto a participar de toda luta" ou simplesmente "guerreiro".¹

O brasão é tradicionalmente retratado em verde com uma banda em prata e dois leões ou dois leopardos rampantes em púrpura.

Para saber mais:


...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Coco

Se você gosta de história da família e genealogia é provável que tenha assistido e amado o filme Coco(Viva, a Vida é uma Festa) da Pixar/Disney que foi lançado nessa época, no ano passado.

A história é baseada no popular feriado mexicano do Día de Muertos, que no Brasil também é celebrado anualmente em 2 de novembro, embora a tradição aqui seja completamente diferente.

Divulgação
No México, o dia dos mortos é uma festa multi colorida de proporções imensa -para celebrar família, tradições, valores, amigos e familiares que já se foram.

No Brasil, Finados é uma data que a maior parte da população associa a um feriado que é aproveitado de formas diferentes dependendo do dia da semana em que venha a ser. Pode significar churrasco, descida para o litoral, shopping center ou clube. Os mais tradicionais vão ao cemitério levando flores e/ou para lavar e cuidar de túmulos. Pessoas religiosas de algumas denominações vão a cultos e celebrações. Muitas vezes os parentes mais idosos ficam chorosos e depressivos nesse dia e como quase todo ano é uma época cinza e chuvosa, parece que todo o conjunto da obra fica melancólico.

Seja qual for sua escolha para esse feriado de Finados, recomendo o filme Coco para uma sessão de cinema em casa, com pipoca de panela e de preferência com a família, claro.

...

Info: Imagem oficial de divulgação reproduzida sem fins lucrativos.

domingo, 21 de outubro de 2018

Resenha DNA: Os resultados


Tracking da Experiência real de usuário:

O sistema do myheritage liberou ontem os dados da amostra de DNA, 1 semana antes do prazo mínimo informado no sistema. Chegou o aviso por E-mail e os dados estavam liberados no app também.

A apresentação dos dados é bonitinha, com música tradicional dos países/regiões listados e dados apresentados em ordem de porcentagem. Pelo app é mais provável que o usuário acesse o resultado sem o vídeo e tenha dificuldades em baixar o resultado no mapa em PDF.

Por falar em resultado, o meu DNA ficou assim:

Com 87,9% Europa, 7% América Central e 5,1% África, sou 100% brasileira.


A maior porcentagem do DNA foi grega, a segunda maior foi ibérica (portuguesa e espanhola) e em terceiro lugar uma composição de norte europeu, balcânica e judeu asquenazita.

Sempre me defini como descendente de italianos, espanhóis, romenos, portugueses e indígenas, porque por dados documentais, esses são os países de origem dos meus ancestrais.

Agora descubro por provas científicas que meus italianos vieram da Grécia e meus índios são mesoamericanos. Confirmado também que entre meus portugueses existiam judeus da diáspora e que meus ancestrais africanos desconhecidos eram das regiões da Nigéria e Serra Leoa.

Surpreendente é um mesmo um bom slogan para o serviço de pesquisa de DNA em genealogia.
Para mim, valeu cada centavo.


A série "Resenha DNA" não é um publieditorial e não recebeu patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). 

Série Completa: PARTE 1: Pedido / PARTE 2: Tracking / PARTE 3: Kit / Parte 4: Espera / PARTE 5: Resultados / PARTE 5: Comparativo Pais X Filhos


...

Info: Imagem dos dados da autora retirada do site citado Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas.

domingo, 14 de outubro de 2018

Conheça-os

Há vários anos, em outubro de 2014, a revista Liahona (publicação mensal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, organização responsável pelo Family Search e pela maior biblioteca de história da família do mundo) publicou um poster muito bonito sobre a busca pelos antepassados.

A imagem voltou nítida na mente por conta da pesquisa de DNA genealógico.
É uma imagem que faz a gente pensar em pessoas que não vimos, em seres humanos cujos nomes e personalidades desconhecemos e que estão conectados a nós por laços de sangue.



Quando vejo o resultado de um DNA e vejo etnias tão distantes, quando encontro um registro antigo, fico imaginando quem foram aqueles seres humanos e como viveram suas vidas.

Talvez a história da família seja tão interessante justamente por estar no sangue.

...


Info: Poster com ilustração fotográfica de David Stoker, creditado no texto e na própria imagem, com inserção de link para repositório oficial  e reproduzido sem fins lucrativos.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Resenha DNA: Rastreio do Kit


Tracking da Experiência real de usuário:

O sistema do myheritage avisou hoje que a amostra de DNA postada há 11 dias em Belo Horizonte com destinação Campinas e de lá enviada por funcionário da empresa para os EUA foi recebida pelo laboratório.

O tempo estimado de entrega dos resultados nesse estágio é de 4 semanas.

Lembrando que esse não é um publieditorial e não recebemos patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). 


...

 Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas.

domingo, 30 de setembro de 2018

Família Estendida & Etiqueta Genealógica

Alguns pesquisadores tem por regra somente pesquisarem as linhas familiares materna e paterna (biológicas e/ou adotivas) enquanto outros entram nas linhas materna e paterna do cônjuge também.

Embora as questões de família estendida sejam bem particulares e nem sempre o bichinho da genealogia seja compartilhado entre os cônjuges, é fato que a pesquisa pode fluir melhor com a ajuda de mais um pesquisador engajado.

Entretanto, muitas vezes o pesquisador arruma confusão quando começa a avançar para a família dos parentes do cônjuge. Quem também já teve o desprazer de ver seu nome e dados postos online sem autorização e errados por parentes dos parentes do marido ou da esposa sem autorização sabe bem como isso pode ser desagradável.

Para não criar confusão ou gerar mal estar desnecessário, siga as regras da etiqueta também em Genealogia.



1. Não publique dados de pessoas vivas sem a autorização delas.

2. Não altere dados nas árvores colaborativas sem ter dados documentais reais (Leia-se: Certidões, certificados e documentos oficiais).

3. Contate a pessoa ou insira comentários justificando suas alterações documentadas.

4.  Não insira, altere ou unifique dados nas linhas genealógicas do seu cônjuge ou dos parentes dele(a).

5. Ajude seu cônjuge com a pesquisa mas deixe a cargo dele(a) popular os dados no sistema escolhido.


...


Info: Ilustração criada pela autora. 

domingo, 23 de setembro de 2018

Resenha DNA: O Kit



Impressões sobre o kit, o teste e o sistema:

A apresentação visual do kit de DNA é bem bonita: Uma caixinha branca que abre para os lados como se cada metade fosse uma cortina, bem de acordo com a proposta do marketing do produto que é "A Descoberta".

Dentro do kit vem as instruções e um cartão para ativação -ambos em inglês- e um cartão em português e inglês destinado aos usuários brasileiros.
O cartão em português é bem explicativo (das etapas do teste) mas o usuário que não souber inglês não vai entender os demais cartões e pode ficar um pouco inseguro.

O Kit de DNA (setembro de 2018)

O link para as instruções em português resolve esse problema e não funcionou na primeira vez que inseri no celular, apesar de ter sido digitado corretamente.

O ativamento do kit  pode ser feito via app ou site, depois é só seguir as instruções.
Dá um certo receio na hora de quebrar a haste dentro do potinho, mas a haste quebra fácil na linha preta, sem maiores problemas.


Itens do Kit de DNA

Por questões burocráticas, os usuários brasileiros tem uma etapa a mais do que os de outros países: O envio das amostras para Campinas (SP), de onde ele seguirá para os EUA. Esse envio deve ser feito por sedex e é pago à parte do valor anteriormente pago no site (que cobre as despesas do envio do kit do exterior para o Brasil e do Brasil para os Estados Unidos).

Em suma, o produto é bem apresentado, prático e não é complexo de entender.

Alguns usuários relataram problemas ao enviar essa amostra para Campinas, em agências que recusaram o envio e tiveram que tentar em outra agência. O blog orienta os usuários a declarar o conteúdo como "kit para pesquisa genealógica". Até ai nada de novo, os usuários dos Correios sabem que envios sempre estão sujeitos a procedimentos diferentes nas diferentes agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O tempo estimado de entrega dos resultados é de 4-6 semanas.

Lembrando que esse não é um publieditorial e não recebemos patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). 

Série Completa: PARTE 1: Pedido / PARTE 2: Tracking / PARTE 3: Kit / Parte 4: Espera / PARTE 5: Resultados / PARTE 5: Comparativo Pais X Filhos


...


Info: Fotos reais do produto feitas pela autora. Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas.

domingo, 16 de setembro de 2018

Família Nascimento

Novo Brasão na página de Heráldica:


Nascimento é um sobrenome português de origem religiosa. Refere-se ao nascimento de Cristo e era um sobrenome dado a crianças que nasciam em 25 de dezembro, data instituída pela Igreja Católica para a celebração da Natividade, embora saiba-se hoje em dia, que esta tenha ocorrido por volta da época da da Páscoa judaica.

O brasão é tradicionalmente retratado em azul com um leão rampante dourado. Há variante do escudo em xadrezeado de azul e dourado.

Para saber mais:




...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

sábado, 8 de setembro de 2018

Resenha DNA: Correios


Tracking da Experiência Real de DNA.

Data da aquisição: 18/08/2018
Entrega do Kit: 08/09/2018

Tempo de Entrega: 03 semanas.

O pacote veio da Alemanha, em sistema Prioritário.



Enquanto isso, relembramos que esse não é um publieditorial e não recebemos patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). Em breve, novas etapas e desdobramentos dessa série.


Série Completa: PARTE 1: Pedido / PARTE 2: Tracking / PARTE 3: Kit / Parte 4: Espera / PARTE 5: Resultados / PARTE 5: Comparativo Pais X Filhos
...


Info: Imagem ilustrativa criada pela autora. Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas.

domingo, 19 de agosto de 2018

Resenha DNA Kit: Considerações

Já faz alguns anos, desde a primeira vez que se "ouviu falar" sobre os testes de DNA como ferramenta de identificação de origem genética na Genealogia. De lá para cá, muito se avançou, se discutiu e se polemizou sobre o assunto.

Atualmente há algumas empresas no mundo que vendem kits domésticos de DNA para pesquisa étnica e há muitos comparativos -todos em inglês- sobre o tema. A maior parte das empresas (comerciais) do ramo genealógico vendem desses kits para serem colhidos em casa e remetidos por correio.

No Brasil, existem poucas opções de laboratórios que realizam os testes de ancestralidade e atualmente o único que fornece os kits de coleta domiciliar é o MyHeritage

Problemas legais de classificação de remessa (material biológico) já suspenderam as vendas por um bom tempo e não será surpresa alguma se essa novela tiver mais capítulos.


Para documentar a experiência real de usuário do teste de DNA mitocondrial, compramos um kit. O valor atual do teste (agosto/18) está anunciado como R$260, só que o valor final da encomenda gira em torno de R$320 à R$360 porque as taxas de postagem são salgadas.

Vale lembrar que o MyHeritage faz promoções periódicas (desconto de cerca de R$35) em ocasiões comemorativas como dia das mães, dia dos pais, etc.

O site diz que a encomenda demora de 8 a 12 dias úteis para chegar e usuários entrevistados disseram que o prazo varia de semanas até meses. Em resposta a nosso questionamento, representante da empresa respondeu que "não temos como estimar esse período de tempo, pois há diversos fatores que não estão nas mãos de MyHeritage, que podem causar diferentes quantidades de tempo para usuários diferentes, como por exemplo: 1. Atrasos dos correios. / 2. Perda da encomenda ou problemas no trânsito da encomenda. / 3. Dependendo de qual serviço o usuário escolhe para enviar o kit de volta: carta normal, SEDEX, FedEx ou DHL, etc. "

Enquanto isso, lembramos que esse não é um publieditorial e não recebemos patrocínio, desconto ou nenhuma espécie de benefício da(s) empresa(s) citada(s). Em breve, novas etapas e desdobramentos dessa série.



Série Completa: PARTE 1: Pedido / PARTE 2: Tracking / PARTE 3: Kit / Parte 4: EsperaPARTE 5: Resultados / PARTE 5: Comparativo Pais X Filhos
...


Info: Imagem ilustrativa criada pela autora. Resenha de experiência real sem fins lucrativos e sem patrocínio ou vantagens agregadas.

domingo, 12 de agosto de 2018

Feliz Dia dos Pais!

Hoje e todos os dias, um feliz dia para todos os pais!


...

Info: Ilustração criada pela autora. Uso não comercial permitido.

domingo, 5 de agosto de 2018

Hogwarts Family Tree

Todo mundo em casa gosta da série Harry Potter e fez o teste para saber a qual casa de Hogwarts pertenceria.

O universo de HP chega a tratar da questão genealógica,explorando questões familiares e de orgulho da linhagem de forma muito interessante; tratando tanto do lado positivo do orgulho de pertencer a um clã quanto expondo o lado negativo das questões de preconceito que remetem ao antissemitismo.

Meu "Pedigree chart of Hogwarts" seria assim:

Minha Família em Casas de Hogwarts.


Se quiser saber como fica a sua família, faça o teste oficial (o site é em inglês) em Pottermore ou tente um teste alternativo em português.

E Outro teste legal desse mesmo assunto é o de porcentagem de casas, porque na vida real ninguém se enquadra 100% num estereótipo. (Eu, ali no meio, seria 44% Ravenclaw, 25% Hufflepuff, 22% Gryffindor e 9% Slytherin).

...


Info: Arte oficial da série reproduzida sem fins lucrativos.

domingo, 29 de julho de 2018

Família Teixeira

Novo Brasão na página de Heráldica:


Teixeira é um sobrenome português e galego de origem toponímica, derivado da palavra Teixo, uma árvore tradicional da ilha da madeira que surge também na Europa continental, Ásia ocidental e Norte de África. Era utilizada na fabricação de flechas e bestas na idade média. Suas folhas são venenosas.

O brasão é tradicionalmente retratado em azul com uma cruz de ouro potenteia e vazia.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

quinta-feira, 26 de julho de 2018

domingo, 22 de julho de 2018

Evento de Indexação BR

Uma iniciativa da gestão brasileira do FamilySearch está acontecendo nesse final de semana (estendido), um evento nacional de indexação e revisão, voltado especialmente para alguns lotes específicos no idioma português, que estão perto da conclusão para liberação ao público.



Até segunda-feira à noite ainda dá tempo de participar.

Para saber mais sobre o que é indexação e qual a importância dela na pesquisa genealógica clique aqui.


...

Info: Imagem oficial reproduzida do facebook do FSBrasil.

domingo, 15 de julho de 2018

Amores da Vida

Quando a ideia da série "Amores da Vida" surgiu, ficou evidente que teria tudo a ver com história da família, porque trataria dos gostos (os amores) da vida, na vida de cada um, de forma individual.

O projeto acabou por se tornar também um presente de aniversário para os membros da família e se encerra nessa postagem.




Termino a série no começo.
Toda história começa no eu, que na verdade é o fim e não o começo.

E por fim, eu amo desenhar, jogar, ler, colecionar livros, fotografar, cuidar de bichos, trabalhar e - claro- amogenealogia.
...

Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução Proibida.

domingo, 1 de julho de 2018

Amores da Vida

Quando a ideia da série "Amores da Vida" surgiu, ficou evidente que teria tudo a ver com história da família, porque trataria dos gostos (os amores) da vida, na vida de cada um, de forma individual.

O projeto acabou por se tornar também, um cartão de aniversário para os membros da família e se encerra nesse mês.


O aniversariante da vez é meu irmão Twin.

Twin é meu irmão mais velho, quase gêmeo. Advogado, contador, morou no Rio Grande do Sul, curte vídeo-game, coca-cola, carros e churrasco.



Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução Proibida.

domingo, 24 de junho de 2018

Antenati


Quase todo brasileiro tem origens italianas, das mais diversas partes da bela Itália.
Se você faz parte dessa estatística e está procurando por documentos do ramo italiano da família não pode deixar de ter o Antenati na sua lista de fontes favoritas.

O portal tem muitos registros digitalizados em imagens de excelente qualidade e se destina a permitir ao usuário consultar gratuitamente as reproduções digitais dos registros civis, censo e outros documentos de caráter genealógico, conservados em cada um dos Arquivos Estatais italianos.

A versão em português é limitada mas há a opção de ler em inglês ou a versão completa em italiano.




...

Info: Imagem oficial do site, reproduzida somente para divulgação do portal.

domingo, 17 de junho de 2018

Aviso aos Navegantes

O AmoGenealogia vai dar uma pausa para se dedicar à indexação e conferência de registros, mas
voltaremos logo mais.



...

Info: Ilustração fotográfica feila pela autora.

domingo, 10 de junho de 2018

Família Vieira

Novo Brasão na página de Heráldica:


Vieira é um sobrenome português de origem toponímica, derivado da palavra Vieira, que é um tipo de molusco. Por sua forma harmoniosa, geralmente a Vieira é o arquétipo (modelo) tradicional de concha.

No Brasil há muitos ramos da família vindos de Portugal para Pernambuco e o brasão é tradicionalmente retratado em vermelho com seis vieiras de ouro.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 3 de junho de 2018

Família Soares

Novo Brasão na página de Heráldica:


Soares é um sobrenome português de origem patronímica, derivado de Soeiro, do latim Suarius, nome para a profissão de criador ou pastor de porcos. A terminação em "es" indica sufixo patronímico, ou seja "filho de". Há quem indique a palavra "Soariu" como ligação primordial do nome, mas desconhece-se o significado dela.

O brasão mais tradicionalmente retratado é vermelho com uma torre em prata.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 27 de maio de 2018

Árvore Genealógica para Baixar

Árvore genealógica feita para crianças e escolas. (Uso livre não comercial).



Para baixar, clique aqui. Pode ser impressa em tamanho até o formato A4.

...

Info: Arte criada com openclipart. Uso livre não comercial. Tamanho A3.

domingo, 20 de maio de 2018

Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional é a instituição brasileira responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal e é subordinado ao Ministério da Justiça.

Criado em 1838, fica no Rio de Janeiro e é um importante acervo de informações para os genealogistas. O SIAN (Sistema de Acesso às Informações do Arquivo Nacional) é acessível através de login após cadastro.


O sistema é difícil, pouco intuitivo e complexo... Mas vale a pena se cadastrar e explorar seus recursos.

...

Info: Imagem oficial, divulgação.


domingo, 13 de maio de 2018

Feliz Dia das Mães!

Hoje e todos os dias, um feliz dia para todas as mães!


...

Info: Ilustração criada pela autora. Uso não comercial permitido.

domingo, 6 de maio de 2018

Família Basso

Novo Brasão na página de Heráldica:


Basso é um sobrenome italiano, de origem muito antiga, de antes do primeiro século d. C,  existente em todas as regiões atuais da Itália, com maior presença na região da Lombardia e Emiglia Romana. Do latim Bassus, possivelmente  significando "de baixa estatura".

No Brasil há muitos ramos da família e é um dos sobrenomes com maior número de variantes do brasão, sendo o mais comum (provavelmente de Crema) terciado em vermelho, ouro e verde, com uma cruz potente na primeira porção.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 29 de abril de 2018

Novidades em heráldica no amogenealogia!

Depois daquela surra do html, finalmente a sessão Heráldica está padronizada e diagramada corretamente. Os brasões estão dispostos agora em duas unidades por linha e duas colunas na página.

Os arquivos e os termos de uso não foram alterados, continuaremos portanto a disponibilizar mensalmente brasões de família, em alta resolução e gratuitamente para uso não comercial.

Para saber mais acesse a postagem inicial sobre o Tema.


...

Info: Ilustração e fotos feitas pela autora. Essa árvore foi desenhada para o brasão da família Oliveira.

domingo, 15 de abril de 2018

Família Lima

Novo Brasão na página de Heráldica:


Lima é um sobrenome português, provavelmente toponímico derivado do latim Limes, que são cercas destinadas a proteção de fronteiras. Acredita-se que exista em decorrência do rio Lima, que nasce na Espanha (Na região da Galícia) e atravessa o norte de Portugal.

Há variantes no brasão, sendo o mais complexo terciado; A primeira de ouro, com quatro palas de vermelho; A segunda cortada em dois: o primeiro de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho e o segundo de prata, com três faixas em xadrez de vermelho e de ouro, com três tiras.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 8 de abril de 2018

Pinterest em Genealogia

Você tem uma pasta de Genealogia no Pinterest?

O popular painel de ideias não é uma fonte relevante de pesquisa de registros, mas tem muitos projetos diy e boas ideias de decoração.

Jamais classificaria a plataforma como uma ferramenta em si, mas projetos temáticos já abriram muitas portas com parentes desconfiados e relutantes em fornecer informações.

Geralmente esses parentes mais relutantes em fornecer informações tem suas histórias, mágoas e dores. Respeitar esse espaço não significa abrir mão de tentar uma aproximação e os projetos artísticos são uma forma mais leve de fazer isso. #ficaadica





...

Info: Essa postagem não é publieditorial.

domingo, 1 de abril de 2018

Opressão & Matches

Vou confessar que apesar de amar o MyHeritage eu ás vezes fico louca com o Smart Match e o Record Match.

Lido melhor com sugestões de unificação do FamilySearch porque elas são mais limpas, menos frequentes e portanto menos opressivas.

Toda vez que coloco um novo dado na minha conta do FamilySearch, o MyHeritage  puxa o dado e  me manda uma mensagem do tipo "Ei, olha o que nós encontramos pra você!"

Se para uma árvore enroscada isso já é irritante, imagine para aquelas árvores gigantescas.

O problema é que isso é um mal necessário, já que é impossível utilizar a mesma conta ou linkar contas nas diferentes plataformas.

O ramo Panini da família paterna é o campeão de pedidos de revisão e confirmação. Tem épocas que os pedidos passam das seis dezenas e o desânimo cresce na medida proporcional.



Não desista de uma plataforma porque ás vezes ela te entope de dados repetidos. Em Genealogia, a espera é um arte e as fontes - mesmo as que ás vezes são opressivas - devem ser  mantidas à mão para o caso da necessidade que um dia virá, com certeza.

...

Info: Ilustração feita pela autora. Reprodução Proibida.

domingo, 25 de março de 2018

Caderno Virtual de Receitas de Família

Receitas de Família tem um espaço especial no estômago coração de todo mundo, seja ou não seja genealogista.

Meses atrás, surgiu a vaga ideia de fazer um blog para postar aquelas receitas tradicionais que as pessoas perguntam se é "receita de família" ou "segredo de estado".

Mais um blog para encaixar no cotidiano, foi um pé no freio desse projeto.
Quem acompanha o AmoGenealogia sabe que qualidade é sempre preferida à quantidade.

Quando a coisa começou a sair do papel, minha cunhada se juntou ao projeto; ela mesma tinha uma série de receitas fotografadas e o projeto de criar um menu de receitas de família.

Aliás, nossa família-estendida-em-comum adorou a ideia e já se voluntariou para colaborar com receitas para o projeto, que decidimos fazer com ares de coisa profissional, porque ambas somos designers por profissão e porque aquela história de que "em casa de ferreiro, espeto é de pau" é inaceitável.

Confira o resultado recém saído do forno no nosso caderno virtual blog de Receitas de Família, que chamamos carinhosamente de Caos & Cacao.




Fica a sugestão de um projeto simples e sem custo: Reunir a família para criar um blog colaborativo de "receitas de família".

É simples de fazer, preserva e cria tradições familiares, há muitas plataformas gratuitas e não há a necessidade de um cronograma rígido de publicações.

...

Info: Ilustração fotográfica feita pela autora.


domingo, 11 de março de 2018

Família Castro

Novo Brasão na página de Heráldica:


Castro é um sobrenome português e castelhano, provavelmente toponímico e  derivado do latim Castrum, que são resquícios de uma espécie de povoado de construção que lembram castelo, fortaleza, forte.

Há variantes no brasão, sendo o brasão mais tradicional de ouro, com treze arruelas (círculos) de azul, postas em quatro fileiras de três e uma de um.

Para saber mais:



...

Informações de direitos autorais: Brasão vetorizado pela autora do AmoGenealogia. Somente uso livre não comercial permitido. É proibido o uso comercial dessa imagem (especificamente dessa arte, uma vez que os brasões não possuem donos) sem a permissão da autora. Pode ser salvo, pinado, reproduzido e utilizado para uso pessoal sem necessidade de atribuição. Para mais informações acesse: Heráldica

domingo, 25 de fevereiro de 2018

A complexa arte da Espera em relações Familiares

As relações familiares podem ser um assunto complexo em genealogia.

Quando um ramo da família briga com os demais, quando um parente se desentende e o problema se alastra, quando passam-se anos sem que as pessoas se falem e quando surgem "rachões"

Quem pesquisa linhagem familiar e quem auxilia outros nesse processo está habituado a ouvir histórias assim.

Por vezes as brigas começam por coisas insignificantes e às vezes por motivos seríssimos.

Não há um conselho que funcione para todas essas situações, mas o tempo e as experiências tem mostrado que o amor, a paciência, a espera, o respeito e a tolerância são os valores mais importantes para a difícil arte da pacificação.

Três dicas preciosas se você estiver lidando com essas situações de conflito:

1. Não desanime nem desista da pesquisa;
Não deixe de pesquisar suas origens e sua genealogia por causa de conflitos familiares, eles são coisas naturais, embora não devessem ser. Adapte, pesquise outras linhas, "vá pelas beiradas".

2. Tome cuidado para não por lenha na fogueira;
Aumentar os conflitos é mais fácil do que parece e muitas vezes acontece o "efeito brasa": Você assopra para apagar e só consegue reacender. Não tome para si o encargo de super-homem achando que pode resolver problemas de anos em minutos de conversa.

3. Tenha uma postura adequada de Respeito.
Não há solução fácil para um problema complexo e as pessoas são sempre complexas. 
Respeite as pessoas, suas dores e seus valores.


Os mais velhos muitas vezes ouvem menos ou não ouvem os mais jovens, mas isso não significa que você não possa seja ser franco e honesto, com educação e cortesia.

Em caso de dúvida, siga sempre a regra número um da genealogia: Seja paciente
A espera é também um arte na ciência da genealogia.

...




Info: Ilustração fotográfica feita pela autora. Uso livre não comercial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...